quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Teorias Sociológicas Brasileiras-Florestan Fernandes

A partir de 1940 surgiram novos sociólogos no cenário brasileiro, dentre eles se destaca Florestan Fernandes; sendo um importante nome da Socologia crítica no Brasil; fazendo um contínuo questionamento sobre a realidade social e das teorias que tentavam explicar essa realidade.Seu objetivo era em uma intensa busca investigativa e crítica, ir além das reflexões já existentes.
"Florestan Fernandes tinha como metodologia "dialogar", de maneira muito crítica, com a produção socióloga clássica".
"Florestan também mantinha contínuo diálogo com o pensamento crítico brasileiro. Autores como Euclides da Cunha e Caio Prado Júnior, fazem parte de sua lista de interlocutores";sendo fundamental para o seu trabalho de ánalise dos movimentos e lutyas existentes na sociedade, principalmente aquelas travadas pelos setores populares.
O autor se utilizava de sua afinidade com o pensamento marxista, principalmente sobre o modo de analisar a sociedade, constituindo uma espécie de "norte" crítico orientador de seu pensamento.
"As transformações que ocorreram a partir sde 1930 no Brasil, foram uma espécie de motor para os trabalhos de Florestan Fernandes".
Portanto vale ressaltar que a Sociologia crítica de Florestan Fernandes tinha o "olhar" voltado para os mais diversos grupos e classes existentes na sociedade.
Referências bibliográficas: livro didático sociologia, ensino médio, vol. único, edição 2006, pg.56.
Sibele, Daniele e Renilda 3°B

Nenhum comentário: