Weber em sua teoria compreensiva busca entender a sociedade a partir da compreensão dos motivos visados subjetivamente pelas ações dos indivíduos, ou seja, acreditava que a única forma de compreender a sociedade é a partir de uma análise do indivíduo, particularmente, sabendo de suas necessidades, intenções, motivações, valores, expectativas, opiniões e conceito de sociedade.
"Sua proposta é a de que os indivíduos podem conviver, relacionar-se e até mesmo constituir juntos algumas instituições (como a família, a igreja, a justiça), exatamente porque quando agem eles o fazem partilhando, comungando uma pauta bem parecida de valores, motivações e expectativas quanto aos objetivos e resultados de suas ações".
Somente após essa análise enquanto indivíduo de modo particular, pode-se então fazer uma análise coletiva da sociedade como um todo; de modo geral, pois ela é composta por esses indivíduos, cada qual com suas necessidades particulares analisadas, pode-se então buscar melhorias para cada um dentro da sociedade.
Portanto, só pode haver mudanças, melhorias e compreensão da sociedade, se houver uma análise de cada indivíduo que a compõem. Unindo os interesses e opiniões de cada indivíduo, pode-se lutar por uma sociedade diferente e muito melhor.
Referências bibliográficas:livro didático, sociologia ,ensino médio ,2° edição, volume único.
Sibele,Daniele e Renilda ,3°B
Um comentário:
Entender o todo a partir dos valores das pessoas, como se eles movessem a sociedade, faz de Weber um pensador muito interessante.
Postar um comentário