quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Processo de Socializaçao - FAMÍLIA.

"A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições.As famílias como agregações sociais, ao longo dos tempos, assumem ou renunciam funções de proteção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente. Nesta perspectiva, as funções da família regem-se por dois objectivos, sendo um de nível interno, como a protecção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros.Existe consequentemente, uma dupla responsabilidade, isto é, a de dar resposta às necessidades quer dos seus membros, quer da sociedade A família assume uma estrutura característica. Por estrutura entende-se, uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica e recorrente”.

Opinião do grupo: A base da sociedade é uma familia bem instituida com sistema educacional padrão,também usada na reinserção social.

Um comentário:

Lizi disse...

Temos que pensar se a família em nossa sociedade complexa continua sendo a base e se uma educação padrão garante uma sociedade em pleno funcionamento.