sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

trabalho de sociologia

Família
"A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações."
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia)
nossa opinião: A familia de uns tempos para cá foi se destruindo, com a globalização, pais, mães e filhos não estão tendo mais dialagos, não há mais relação de parentesco, os filhos estão rebeldes, usando drogas, etc. "


Weber: Compreensiva
" Método Compreensivo. A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das
sociedades. A História permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam, para Weber de gênese e de formação, e não de
estágios de evolução, como no positivismo. Os fatores históricos são entendido como indícios no Método
Compreensivo. O método compreensivo baseia-se na interpretação do passado.
Na sua repercussão as características peculiares das sociedades contemporâneas."
referencia: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gbv=2&q=weber+compreensiva&oq=weber+comp&aq=0&aqi=g4&aql=&gs_sm=e&gs_upl=1394l4649l0l5917l10l10l0l1l1l0l275l1507l2.4.3l9l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=b1f4a4ca8fb4e22a&biw=1022&bih=574


Gilberto Freyre

Biografia

"Filho de Alfredo Freyre, juiz e catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito do Recife e de Francisca de Mello Freyre. Gilberto Freyre é de família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores Portugueses do Brasil. Em suas palavras: "um brasileiro que descende de gente quase tôda ibérica, com algum sangue ameríndio e fixada há longo tempo no país".[2] Tem antepassados portugueses, espanhóis, indígenas e holandeses. [1] Gilberto Freyre inicia seus estudos frequentando, em 1908, o jardim da infância do Colégio Americano Batista Gilreath[3], que seu pai havia ajudado a fundar. Tem seu primeiro contato com a literatura por meio de As Viagens de Gulliver. Todavia, apesar de seu interesse, não consegue aprender a escrever, fazendo-se notar pelos desenhos. Toma aulas particulares com o pintor Telles Júnior, que reclama contra sua insistência em deformar os modelos. Começa a aprender a ler e escrever em inglês com Mr. Williams, que elogia seus desenhos.

Em 1909 falece sua avó materna, que vivia a mimá-lo por supor que ele tinha problemas sérios de aprendizado, pela dificuldade em aprender a escrever. Ocorrem suas primeiras experiências rurais de menino de engenho, nessa época, quando passa temporada no Engenho São Severino do Ramo, pertencente a parentes seus. Mais tarde escreverá sobre essa primeira experiência numa de suas melhores páginas, incluída em Pessoas, Coisas & Animais. Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos onde conhece Franz Boas, sua principal referência intelectual. Em 1922 publica sua tese de mestrado "Social life in Brazil in the middle of the 19th century" (Vida social no Brasil nos meados do século XIX),dentro do periódico Hispanic American Historical Rewiew, volume 5. Com isto obteve o título Masters of Arts. Seu primeiro e mais conhecido livro é Casa-Grande & Senzala, publicado no ano de 1933 e escrito em Portugal. Em 1946, Gilberto Freyre é eleito pela UDN para a Assembléia Constituinte e, em 1964, apoia o golpe militar que derruba João Goulart. A seu respeito disse Monteiro Lobato:

O Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disserem e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser. Freyre é um dos gênios de palheta mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram.
Referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Freyre "
Etnocentrismo
"O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é. Outro exemplo, para além da comida, é a vestimenta, pois, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, certamente a pouca vestimenta dos índios e as roupas típicas dos escoceses – o chamado kilt – são vistas com estranheza. Da mesma forma, um estrangeiro, ao chegar ao Brasil, vindo de um país qualquer com muita formalidade e impessoalidade no trato, pode, ao ser recepcionado, estranhar a cordialidade e a simpatia com que possivelmente será tratado, mesmo sem ser conhecido. "
referencia: http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm



Um comentário:

Anônimo disse...

quando for fazer um trabalho por favor procure fazer e não copiar da internet